sábado, maio 12, 2012

Arquiloucura e Torturismo - Matrizes curriculares do curso

Então, né.. nem saiu postagem ontem. A preguiça não permitiu, mas aqui estou, então lá vamos nós. :)

Ontem a tarde eu tava pensando um pouco sobre as disciplinas que são ensinadas no curso de Arquitetura e Urbanismo. Aí parei pra pensar: "Do mesmo jeito que tem algumas matérias que eu irei amar, terão as que eu odiarei" Com isso na cabeça, resolvi mostrar pra vocês quais eram as tais disciplinas.  Come on?
141159769540193530_cgjrtnce_c_large
Vou curtir:
CONFORTO LUMINOSO
Objetivos: 1. Dar noções de física das variáveis ambientais: luz e calor, através do estudo das condições lumínicas e dos fenômenos a elas associados, como condicionantes do projeto arquitetônico na escala do edifício, da cidade e da paisagem; 2. Realizar avaliações teóricas (experimentais e de projeto), de desempenho lumínico; 4. Instruir o aluno para a utilização de sistemas de baixo consumo energético, e de aproveitamento de energia para a edificação; 5. Empregar o conceito de sustentabilidade; 6. Dar subsídio para o projeto da edificação. 

DESENHO ARQUITETÔNICO 
Objetivos: 1. Capacitar o aluno para a interpretação e representação em desenho técnico por meio digital, com ênfase em exercícios práticos; 2. Exercitar conceitos, normas, convenções e simbologias de representação em Arquitetura e Urbanismo; 3. Desenvolver todas as peças gráficas utilizadas em projetos (plantas baixas, locação, coberturas, implantação, situação, cortes e elevações); 4. Desenvolver a representação de detalhamento; 5. Desenvolver a representação topográfica; 6. Desenvolver a representação urbanística; 7. Desenvolver representação tridimensional axonométrica.

ESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTE
Objetivos: 1. Introduzir conceitos fundamentais da arte e da estética; 2. Estudar manifestações artísticas significativas no campo da pintura e da escultura; Relacionar as produções artística e arquitetônica contemporâneas; relacionar as produções artísticas com as demais manifestações culturais, artísticas e sociais do seu tempo.

GEOPROCESSAMENTO APLICADO À ARQUITETURA E AO URBANISMO
Objetivos: 1. Aplicar ao Urbanismo os conceitos e programas computacionais do sistema de informações geográficas, bem como suas utilidades e aplicações. 2. Proceder à leitura de mapas de distintas escalas e dados e sua conversão para softwares de SIG. 3. Dar subsídio às disciplinas de planejamento urbano-regional, facilitando o reconhecimento da realidade. 4. Elaborar exercícios de montagem de mapas e dados geo-referenciados para os municípios.

MEIOS DE EXPRESSÃO 
Objetivos: 1. Desenvolver a linguagem gráfica como forma de expressão em Arquitetura e Urbanismo através de técnicas com lápis de cor, grafite, colagem, pintura e caneta hidrográfica, entre outras; 2. Desenvolver a representação de objetos arquitetônicos e ambientes através de perspectivas cônicas; 3. Exercitar a representação tridimensional através de desenhos de observação e croquis; 4. Utilizar formas de representação bi e tridimensional de mobiliário, escala humana, vegetações e arborizações; 5. Apresentar técnicas de luz e sombra.

PROJETO ARQUITETÔNICO II
Objetivos: 1. Desenvolver temas concernentes às questões simbólicas, tipológicas, históricas e culturais da Arquitetura; 2. Enfatizar os aspectos teórico-metodológicos do processo projetual em exercícios de anteprojeto; 3. Enfatizar o tecido urbano e as particularidades locais como condicionantes do exercício projetual; 4. Abordar as relações e as implicâncias entre cidade/bairro/edifício no âmbito do projeto arquitetônico de certa relevância social e urbana; 5. Incorporar no projeto arquitetônico os conhecimentos dos sistemas estruturais, dos materiais de construção e das técnicas construtivas; 6. Aplicar o conteúdo teórico da disciplina Técnicas Construtivas; 7. Explorar as questões ambiental, social, cultural, técnica, plástica, formal, construtiva e econômica envolvidas na edificação, favorecendo o raciocínio sistêmico e holístico; 8. Apresentar questões práticas da Arquitetura por meio de visitas a obras.

PROJETO DA PAISAGEM I
Objetivos: 1. Caracterizar o Paisagismo; 2. Apresentar a vegetação como elemento da composição paisagística; 3. Conhecer a evolução da relação do ambiente natural e construído ao longo da história; 4. Conhecer e identificar espécies vegetais; 5. Subsidiar projetos de Paisagismo.

PROJETO DE INTERIORES
Objetivos: 1. Desenvolver projetos arquitetônicos de interiores e seu detalhamento; 2. Abordar a evolução da decoração e do mobiliário; 3. Incorporar, na prática, os conceitos do conforto ambiental e os conhecimentos de iluminação, de luminotécnica, de ergonomia e dos materiais de construção e decoração; 4. Realizar levantamentos de obras existentes com a finalidade de intervenção arquitetônica; 5. Dar as noções de marcenaria e serralheria fundamentais para o desenvolvimento de projetos de interiores; 6. Apresentar aspectos práticos da intervenção em interiores por meio de visitas técnicas.

SOCIOLOGIA URBANA
Objetivos:  1. Analisar o fenômeno urbano mundial nas suas implicações sócio-econômicas e políticas, visando explicitar seu caráter histórico; 2. Abordar a sociologia clássica sobre cidades; 3. Analisar o fenômeno urbano a partir da perspectiva de inserção do Brasil no mundo global e do papel que suas cidades têm cumprido na lógica internacional do desenvolvimento; 4. Discutir as metrópoles e as regiões metropolitanas frente aos processos de reforma urbana e gestão democrática.

Terei problemas: 
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Objetivos: 1. Desenvolver pesquisa com vistas a um projeto de intervenção a partir de problemática definida pelo aluno nas áreas de atuação do Arquiteto e Urbanista; 2. Avaliar as condições de qualificação do acadêmico para o exercício profissional; 3. Avaliar as competências necessárias ao desempenho e exercício das atividades e das atribuições adquiridas pela regulamentação profissional.

TÉCNICAS CONSTRUTIVAS
Objetivos:  1. Apresentar os processos construtivos e seu nível de industrialização: técnicas construtivas, componentes, mão-de-obra, equipamentos e construção/montagem; 2. Apresentar os aspectos teóricos sobre produtividade, racionalização e industrialização na construção; 3. Instruir o aluno na elaboração de orçamento e cronograma físico-financeiro de uma obra; 4. Dar subsídio ao exercício prático da disciplina de Projeto Arquitetônico II, especificando sistemas construtivos em diferentes materiais e componentes, como: madeira, alvenaria, argamassa armada, concreto, aço e alumínio, gesso, polímeros e outros.

SISTEMAS HIDRÁULICO-PREDIAIS
Objetivos: 1. Desenvolver os fundamentos de hidráulica; 2. Tratar do escoamento em condutos forçados e condutos livres; 3. Instruir o aluno para as instalações de água fria e quente, dos esgotos sanitários e das águas pluviais, de prevenção contra incêndio e de gás; 4. Abordar a questão das instalações especiais em hospitais e indústrias; 5. Apresentar a legislação e as normas técnicas pertinentes; 6. Dar subsídio para as disciplinas de projeto; 7. Realizar visitas técnicas.

MATEMÁTICA I
Objetivos: 1. Familiarizar o aluno com o pensamento matemático, indispensável para o estudo das ciências; 2. Possibilitar ao aluno o domínio dos conceitos e das técnicas do cálculo; 3. Possibilitar ao aluno a aplicação do cálculo na resolução de problemas vinculados à sua área.

GEOMETRIA DESCRITIVA EM ARQUITETURA
Objetivos: 1. Compreender os conceitos básicos da Geometria Descritiva e suas aplicações em Arquitetura; 2. Exercitar as construções fundamentais de Desenho Geométrico através de aplicações em projetos arquitetônicos e urbanísticos; 3.  Demonstrar os sistemas de projeções, suas classificações, estudos e tipos, e as aplicações práticas na representação arquitetônica; 4. Aplicar os conceitos de verdadeira grandeza na construção de objetos tridimensionais de superfícies planas e curvas; 5. Introduzir o uso do computador nas representações geométricas bi e tridimensionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário