sexta-feira, abril 27, 2012

Vou fazer Arquitetura... mas aonde?

          Eu odeio essa fase "escolha o seu futuro". Sério, gente, que coisa mais complicada é essa de ter que tomar decisões que me valerão por toda a vida. Depois da difícil decisão de escolher meu curso de graduação, enfrento o dilema da escolha da universidade. Muitos podem pensar: "Ah, na que eu passar eu vou", mas comigo não funciona assim. Eu prefiro pensar do que será melhor pra mim (e pro meu currículo) por mais que tenha que enfrentar muuuuuitos candidatos para ganhar a minha tão sonhada vaga no curso de Arquitetura. Hoje, no segundo post da saga, vocês me ajudarão a analisar as minhas melhores opções pra universidade, certo? E as minhas opções são: 
UEM - Universidade Estadual de Maringá (Paraná)
Duração mínima de 5 anos e duração máxima de 9 anos; Período Integral; Campi de Maringá; Universidade Pública.
UEL - Universidade Estadual de Londrina (Paraná)
Duração mínima de 5 anos e duração máxima de 10 anos; Período Integral; Campi de Londrina; Universidade Pública.
UNIPAR - Universidade Paranaense  (Paraná)
Duração mínima de 5 anos e duração máxima de 8 anos; Noturno; Campi de Cascavel; Universidade Privada.


          Muito bem... eis que você me pergunta: Mas você não vai optar por uma Federal? Eis que lhe respondo: Não! Por quê? Porquê eu não estou muito afim de morar em Curitiba (apesar de esse ser um sonho antigo, eu ainda não me sinto preparada pra viver lá) e sim, é só lá que tem Arquitetura pela Federal. Mas aí você me pergunta outra coisa: Tem mesmo que ser no Paraná? E, novamente, eis que lhe respondo: Sim! Já vivi muito tempo longe da minha terrinha, da minha avó e das minhas amigas, quanto antes eu puder voltar, MELHOR! 
          Minha mãe está doidinha para que eu passe em Maringá e nós possamos ir morar lá, mas tem um pequeno detalhe que impede a nossa mudança imediata: o tal vestibular. Vocês sabem quanto é a média de candidatos por vaga para o curso de Arquitetura na UEM? 70 para 1. Sim, pasmem. Passar na UEM seria ótimo para o meu currículo, pois, como talvez vocês não saibam, ela é a 12ª melhor universidade do país e a 19ª melhor da América Latina, super básica, né? 
          Mas se eu quero tanto entrar na UEM, porque cogitei as outras duas? Essa é a pergunta que não quer calar, certo? Muito bem, como vou explicar... a minha preferência é pela UEM mas como não tenho noção de qual será meu desempenho no vestibular (que será realizado nos dias 8, 9 e 10 de Julho/2012) preciso ter outras válvulas de escape, assim dizendo e elas seriam a UEL e a UNIPAR. Eu sinceramente preferiria cursar na UNIPAR, uma vez que já conheço a cidade (e a amo, sério) e tenho familiares ali, mas convenhamos que pagar quase mil reais por mês é algo complicado quando você tem outras opções que não têm custo algum. E além disso, o prestígio de ter uma universidade pública (e conceituada) no seu currículo compensa qualquer tipo de esforço que eu possa vir a ter. (inclui-se aqui desespero, ansiedade, estudo adoidado e loucura pré-vest. :D) 
          A UEL é só uma terceira opção, apesar de eu ter que considerá-la como uma segunda. Eu não me importaria nadinha em ir morar lá, mas não sei se me sentiria confortável na cidade ou se me adaptaria tão bem quanto nas outras duas. E um local excelente para cursar, mas é como se minhas escolhas me traísse e me levassem para outro rumo. 
          Só vou saber qual o meu "destino" quando tiver o resultado dos três vestibulares em mãos e (em sã consciência) puder avaliar os prós e contras de cada local. 


Mas, trazendo algo realmente relevante... quem aí é apaixonado por Arquitetura/Planejamento/Decoração e curte programinhas de PC? E lógico que todos os que citei anteriormente amariam ter um AutoCAD instalado no computador, mas não é todo mundo que pode, né? Então, eu trouxe algumas opções (mais básicas, lógico) que têm a mesma funcionalidade e te divertem tanto quanto. 

Autodesk Homestyler: é um aplicativo do Google Chrome para quem curte Arquitetura e afins. Lá você consegue criar ambientes e decorá-los, e ainda visualizar tudo isso de forma dinâmica e em plataforma 3D. E o que eu mais tenho usado e (sinceramente) o que mais me divirto. Você pode adicioná-lo ao seu Chrome clicando aqui, e depois de se cadastrar (você pode até usar o Facebook como recurso de cadastro) é só de divertir com o programinha. 

Floorplanner: Foi o primeiro programa desse gênero que eu descobri, quando ainda procurava por joguinhos de decoração. O Floorplanner tem as mesmas características do Autodesk Homestyler, mas é MUITO mais fácil de mexer e criar ambientes, além de ter mais ações à sua disposição. O Flooplanner é mais simples e todas as ações são bem explícitas, se é que assim vocês me entendem. Para poder utilizá-lo,você precisa fazer cadastro. 

Google SketchUp: E um software de modelagem 3D, ou seja, nele você pode idealizar móveis e afins apenas com junção de formas geométricas visualizadas em três dimensões. Eu, sinceramente, não consegui fazer uso do programa porque meu computador rejeitou o download, mas tenho amigas que usam (oi, Rafa!) e me dizem que é super útil e profissional. Como já disse, para usá-lo você precisa instalá-lo em seu computador

Tinkercad: o slogan deles é "aprenda a desenhar os produtos da sua vida", então você já imagina as principais funcionalidades dele, certo? Tem as mesmas características do Google SketchUp, mas pode ser utilizado direto em rede, como aplicativo do Chrome. Ele tem um layout mais lúdico, levando ao pensamento "poxa, mas é tão fácil que até uma criança pode mexer nisso!" e realmente até crianças se divertiriam utilizando-o. Para adicioná-lo aos aplicativos do Chrome é só clicar aqui

E... umas imagens inspiradoras para terminar o post: 
Tumblr_lncqh2wkzr1qej15zo1_500_large
Tumblr_lispss6cdt1qak4jbo1_500_large
Tumblr_lhxsj10pqz1qf7ikto1_500_large
Tumblr_lnmra3ihyq1qeeqaho1_500_large
Tumblr_lxfxmckea01qa5gqyo1_500_large
Tumblr_luuie0iwcl1r6d16jo1_500_large
Camas-criativas_large
20080418150628_large

Nenhum comentário:

Postar um comentário